Chamada Demanda Universal 2021 – FAPEMIG.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG acaba de lançar a Chamada 01/21 – Demanda Universal. Ao todo, serão investidos R$18 milhões nos projetos selecionados para contratação. Segundo Paulo Sérgio Lacerda Beirão, Presidente da FAPEMIG, é “uma forma de manter o sistema mineiro de ciência e tecnologia atuante e produtivo”.

Mas, como ficam os projetos aprovados nas Chamadas anteriores, que estão aguardando repasse de recursos?

De acordo com a FAPEMIG, será permitido a todos os pesquisadores que tiveram projetos aprovados nas chamadas Demanda Universal 2017 e 2018 e PPM 2017 e 2018 submeterem propostas na chamada 01/21. No entanto, se aprovado, para que o novo projeto seja implementado, deverá ser feito o cancelamento do projeto anteriormente contratado.
Esta notícia tem gerado dúvidas entre os pesquisadores, e, para esclarecer algumas delas, buscamos respostas junto à FAPEMIG, para as perguntas mais frequentes:

1. Tenho um projeto aprovado nos Editais 2017 e 2018 no valor de R$40 mil. Existe a possibilidade do projeto submetido ao Edital 2021 ser aprovado com valor abaixo do já aprovado nos editais anteriores?

Sim. O projeto submetido à Chamada 01/2021 será analisado pela câmara correspondente e poderá sofrer cortes no orçamento.

2. Meu projeto aprovado em 2017 e 2018 terá prioridade de análise?

Não. Todos os projetos submetidos na Chamada Demanda Universal 2021 serão analisados igualmente.

3. Onde acesso a nota da avaliação feita pelas Câmaras de Avaliação de Projetos que determinam a ordem de liberação dos recursos das chamadas Demanda Universal 2017 e 2018 e PPM 2017 e 2018?

No site da Fapemig: https://fapemig.br/pt/noticias/564/. Importante ressaltar que na lista haverá recomendações condicionadas, destacadas, para os seguintes casos: o coordenador que possui outro (s) projeto (s) de pesquisa em execução estará apto a receber após a sua conclusão e, aqueles que não responderam à consulta realizada, não terão prioridade quanto ao recebimento enquanto não encaminharem sua resposta.

4. Meu projeto aprovado nos Editais 2017 e 2018 poderá sofrer remanejamento ou mudanças no plano de trabalho, considerando que se passaram 3 anos para a execução?

Poderá ser encaminhada à FAPEMIG solicitação de alteração de processo – SAP para ajustes no Plano de Trabalho do projeto aprovado em 2017 ou 2018, desde que não seja solicitada alteração de seu objeto. O plano de trabalho constará como anexo ao instrumento jurídico de celebração da parceria e deste será parte integrante e indissociável, podendo ser modificado desde que não altere o objeto do convênio, respeitada sua finalidade.

O gestor Pedro Sartori, responsável pelos projetos FAPEMIG na Funarbe, está à disposição para orientar a respeito do procedimento para remanejamentos e demais alterações no projeto: [email protected]

5. Há previsão de liberação dos recursos da Chamada Universal 2021?

A liberação dos recursos da Chamada Demanda Universal 2021 está prevista para ser concluída em até 12 meses, a partir da contratação dos projetos aprovados.

Dúvidas sobre o edital e submissão de propostas: [email protected]

Para mais informações: Notícias Fapemig