Ganhador da 5ª Edição do Prêmio Funarbe de Reconhecimento em Pesquisa

O Prêmio Funarbe de Reconhecimento em Pesquisa tem como objetivo primordial reconhecer os esforços de captação e produção científica de alto padrão de docentes da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e distingui-los como referência profissional institucional.

E na 5ª edição, realizado em 2020, o prêmio foi concedido com honra ao Professor Sebastião de Campos Valadares Filho.
Somos gratos pela grande contribuição no cenário científico, retrato do avanço em nossa estrutura educacional.
Deixamos aqui, as singelas palavras do Professor:

“ O prêmio significa o reconhecimento do esforço de vários professores e alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, que fazem parte de nossa equipe, com os quais compartilho este reconhecimento.

Com relação a importância das pesquisas para o conhecimento acadêmico e para a sociedade,gostaria de destacar que durante minha carreira realizei pesquisas principalmente nas áreas de exigências nutricionais de zebuínos, que resultaram como produtos na edição de 3 edições do livro de exigências Nutricionais de Zebuínos Puros e Cruzados (BR-CORTE), publicadas em Português e em Inglês, juntamente com várias atualizações dos softwares brcorte.com.br e cqbal.com.br, ambos disponíveis gratuitamente a toda sociedade brasileira.

Encontram-se em fase final de teste, o desenvolvimento de 2 aplicativos para os sistemas operacionais IOS e Android, para estarem disponíveis em www.brcorte.com.br. Nesses aplicativos, os produtores de gado de corte, a indústria de ração de bovinos e todos pesquisadores, consultores de empresas públicas e privadas e estudantes poderão formular dietas e predizer o desempenho de bovinos de corte, otimizando os lucros com a atividade.

Ressaltamos que o Brasil é atualmente o maior exportador mundial de carne bovina e que este software possui um elevado número de acessos tanto nacionais como internacionais. “

Conheça um pouco mais sobre a carreira do vencedor:

• Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1977), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1984). Em 1998 concluiu estágio de pós-doutorado no USDFRC, Madison- USA.
• Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Viçosa e Bolsista 1A do CNPq. É Consultor ad hoc de vários periódicos internacionais e membro do conselho editorial da Livestock Science.
• Foi chefe do Departamento de Zootecnia no período de fevereiro de 1999 a fevereiro de 2003, e novamente de janeiro de 2009 a março de 2013.
• Participou do Comitê Assessor do CNPq na área de Veterinária e Zootecnia no período de setembro de 2003 a agosto de 2006, sendo coordenador do CA em 2005-2006.Participou como membro da câmara de Zootecnia e Veterinária da FAPEMIG, de fevereiro de 2006 a fevereiro de 2010, sendo Coordenador da câmara CVZ no ano de 2009.
• Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFV de março de 2003 a dezembro de 2008 e novamente a partir de 2020.
• Foi coordenador do INCT de Ciência Animal aprovado em 2008, com vigência até 2016, e novamente coordenador da segunda edição do INCT de Ciência Animal, com vigência de 2016-2022.
• Recebeu o prêmio de Orientador da melhor tese de Zootecnia nos anos 1997, 1998 e 2000, concedido pela Sociedade Brasileira de Zootecnia. Em 2005 recebeu a Medalha de Ouro Peter Henry Holfs, concedido pela Universidade Federal de Viçosa. Em 2006 recebeu o prêmio Zootecnista do ano, concedido pela Sociedade Brasileira de Zootecnia. Em 2007 recebeu o Prêmio Scopus, concedido aos 15 pesquisadores de destaque Nacional na Produção Científica de diversas áreas do conhecimento, Editora Elsevier/ Capes. Em 2016 recebeu o prêmio Bunge, Nutrição e Alimentação Animal, na categoria Vida e Obra.

Não percam a próxima edição.
Estamos sempre conectados com o avanço da ciência, tecnologia e inovação em nosso país.
Somos a FUNARBE!