Mulheres e Meninas na Ciência 2021

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é celebrado hoje, 11 de fevereiro, pela UNESCO e pelas Nações Unidas. A data é um marco para a promoção da igualdade de direitos entre homens e mulheres em todos os níveis do sistema educacional.

“Dados recentes de uma pesquisa da UNESCO sobre a participação das mulheres na ciência mostram que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a igualdade de gênero nesse campo se torne realidade. Segundo o relatório “Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)”, menos de 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres. Ainda segundo a pesquisa, o número de mulheres reconhecidas como líderes em sociedades de alto prestígio ou por meio de premiação permanece baixo.”

A Funarbe busca como instituição parceira da Universidade Federal de Viçosa, demonstrar a relevância e impacto gerado pelas pesquisas produzidas pela comunidade.

Hoje, como uma singela homenagem e referência ao dia, conversamos um pouco com a Professora e Pesquisadora da UFV Maria Catarina M Kasuya do Departamento de Microbiologia/BioAgro, que ressalta o papel das mulheres no cenário científico, além de demonstrar o equilíbrio e os desafios vivenciado pelos diversos papéis exercidos na sociedade.

A Professora é parceira da Funarbe em diversos projetos gerenciados pela nossa equipe e sempre é um grande prazer fazer parte da geração de grandes impactos na ciência brasileira.

Confira um pouquinho desse bate papo nas imagens abaixo:

#mulheresemeninasnaciencia #mulheresnaciencia #11defevereiro #ciencia #educação #pesquisa #igualdade