Unidades de Negócios

Três Unidades, uma Fundação
e um só propósito!

Conheça nossas Unidades e marcas

Composta por três Unidades de Negócio, localizadas na cidade de Viçosa/MG, no Campus da Universidade Federal de Viçosa, a Fundação Arthur Bernardes busca alcançar a excelência e ser referência em escola em suas Unidades de Gestão, Industrial e Varejista.

Unidade de Projetos

Localizada no Edifício Sede da Fundação Arthur Bernardes, a Unidade de Projetos é a reafirmação da Funarbe como uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cuja missão é possibilitar que clientes e parceiros possam se dedicar ao desenvolvimento de projetos que contribuam para o avanço da ciência, tecnologia e inovação do nosso país.
Como Fundação de Apoio, a Funarbe realiza a gestão administrativa-financeira de projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e de outras 17 instituições e centros de pesquisa. Dessa forma, oferecemos soluções em gestão de projetos, desburocratizando a ciência a pesquisadores de todo o Brasil, viabilizando contratações, compras, importações, pagamentos, prestação de contas e demandas afins, permitindo que o pesquisador dedique-se exclusivamente às suas atividades

Marcas

A Docinho é o mascote dos Produtos Viçosa, lançada em agosto de 2021. Representada por uma vaquinha muito fofa, ela transmite alegria e desperta as sensações de empatia, confiança e amizade.

Unidade Laticínio Escola

Nossa Unidade Industrial foi inaugurada em 15 de julho de 1971, ainda como uma Usina Piloto de Laticínios, com intuito de atender às necessidades da Universidade Federal de Viçosa, oferecendo um espaço de Laboratório de Apoio às aulas práticas do Departamento de Tecnologia de Alimentos. Com o passar dos anos, os excedentes da produção artesanal realizada pelos estudantes começaram a ser comercializados no campus da instituição. Em virtude da excelente aceitação do público, foi-se necessário consolidar a gestão administrativa da Usina, e portanto, em 1980, a Funarbe assumiu a gestão e traçou o caminho para o desenvolvimento e crescimento.

Hoje, o Laticínio Escola possui um mix de mais de 30 produtos consolidados no mercado. Assim como nossa Unidade Varejista, também atua viabilizando o desenvolvimento acadêmico e científico de nosso país, por meio do oferecimento de estrutura para aulas teóricas e práticas, desenvolvimento de pesquisas e projetos e oferecendo estágios a cursos como Engenharia de Alimentos, Ciência e Tecnologia de Laticínios e Alimentos, Engenharia Química, e áreas afins.
Nesses 50 anos de história, a Usina se transformou em um renomado Laticínio, com uma nova fábrica, moderna e de extrema qualidade, sendo inaugurada em 2016. O principal produto da marca, o Doce de Leite Viçosa, recebeu em duas ocasiões o Prêmio Eduardo Frieiro da FGM (Frente da Gastronomia Mineira), como um produto que valoriza o nome, a cultura e a memória da culinária mineira para todo Brasil. O doce ainda é reconhecido por 10 vezes como o melhor doce de leite do Brasil, pelo Concurso Nacional de Produtos Lácteos, o mais conceituado do país. Em 2021, mais uma conquista foi alcançada: a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou o projeto de lei 632/2019 que o reconhece como relevante interesse cultural de Minas Gerais, eternizando seu delicioso sabor. A lei foi sancionada em 2022 pelo atual governador do Estado.

Ensinamos com orgulho, o doce sabor de conquistar gerações!

Unidade Supermercado Escola

Nossa Unidade Varejista, o Supermercado Escola, foi criada na década de 70 como um Posto de Abastecimento da Universidade Federal de Viçosa, onde os funcionários da instituição poderiam realizar compras de gênero alimentício cujo pagamento era descontado na folha, a partir de 60 dias da compra. Em 27 de julho de 1979, a Funarbe assumiu a administração do Posto e de lá para cá, diversas transformações aconteceram, inclusive sua evolução como Supermercado e expansão de sua infraestrutura localizada dentro do campus da Universidade.

Com a missão de atender as necessidades e expectativas dos clientes, buscando alto padrão de qualidade dos produtos e serviços, o Supermercado Escola também busca apoiar nossa comunidade científica e acadêmica. Sua estrutura moderna promove um excelente espaço de aprendizado aos estudantes, realizando aulas teóricas e práticas, desenvolvendo projetos e pesquisas e oferecendo estágios para diversas áreas. Dessa forma, nosso Supermercado vai muito além de uma Unidade Varejista, dando jus ao nome “Escola” que carrega consigo.

Marcas

Núcleos Compartilhados

Centro de Serviços Compartilhados

O Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da Fundação Arthur Bernardes reúne diversos núcleos cujas atividades refletem e/ou auxiliam em todas as Unidades de Negócio.

O CSC auxilia as Unidades, por meio de entregas, suporte e apoio, a alcançarem seus objetivos estratégicos, eficiência operacional, certificações e autorizações necessárias ao seu funcionamento.

Inseridos na cultura da Fundação, os Núcleos são capazes de oferecer serviços de excelência para nossos diferentes negócios, presando pela mesma qualidade em todas as entregas.

Nossas entregas: