Conheça nossas iniciativas ambientais!

Para nós, o respeito pelo meio ambiente se amplia quando temos a certeza que podemos juntos construir um mundo melhor para todos por meio da colaboração e visão de futuro!

Temos um papel importante para assumir! E este papel diz respeito a essência de ser do Ser Humano, a natureza!

Cuidar do meio ambiente, é cuidar de gente, é cuidar da saúde, é cuidar do que nos mantém vivos. Em todos os momentos ressaltamos o nosso compromisso de preservar de forma duradoura o ecossistema no qual estamos inseridos e a sua participação é a principal força para a geração de impactos positivos.

Vamos juntos? Conheça as ações que praticamos para contribuir com o meio ambiente.

Juntos, podemos muito!

Movimento Funarbe Sustentável

A Funarbe promove o movimento Funarbe Sustentável,  criado em 2018 com o intuito de conscientizar a todos os colaboradores sobre os impactos ambientais e sociais. São formados diversos times entre os colaboradores com diversos jogos Incluindo especificamente ações de arrecadação de latas de alumínio, lacres, lápis, canetas, materiais recicláveis, alimentos, agasalhos que são destinados para comunidades e instituições carentes e também de acordo com a necessidade do cenário regional. Todos materiais arrecadados são direcionados para instituições de Viçosa/MG e conta com a participação de empresas e órgãos municipais parceiros, além de ter um apelo ambiental que reforça o nosso compromisso com as futuras gerações.

Kg de garrafas Pet destinadas corretamente
0
Kg de latinhas destinadas corretamente
0
Kg de lacres destinados corretamente
0
Kg de latinhas destinadas corretamente
0
Caminhadas ecológicas com a participação da sociedade​
0
lixeiras de coleta seletiva
0

Redução Sustentável

Ressignificar o tema sustentabilidade para nós é fomentar a criação de comunidades que mobilizam pessoas e o negócio para que juntas pensem e ajam em prol de ações que minimizem os impactos causados pela falta de destino correto de resíduos ou materiais que poderiam entrar no processo de logística reversa. Partindo deste desejo, a Funarbe possui ações que impactam diretamente o ecossistema sustentável e tem como pilar a eliminação de desperdícios orientados pelos 5 sensos do nosso programa 5S: SEIRI (Separação), SEITON (Ordenação),  SEISO (Limpeza),  SEIKETSU (Padronização), e  SHITSUKE (Disciplina) . Dentre as ações praticadas estão:

1 . A não utilização de copos descartáveis por todos os colaboradores. substituindo por canecas de porcelana.

2. A confecção de BAGS ecológicas por uma equipe da terceira idade.

3. Nenhum papel que possa ainda ser utilizado é descartado, temos a cautela de separá-los para produção de blocos de anotações.

4. Os lixos em nosso Supermercado não são separados em sacolas plásticas, e sim utilizado o reaproveitamento das sacas de farinhas e arroz de fornecedores para separação do lixo.

5. Programa 5S: Este tem como objetivo a disseminação da metodologia 5S, que visa, por meio da gestão da qualidade total promover um ambiente de trabalho mais saudável, ressaltando a qualidade de vida de nossos colaboradores e impactando positivamente a sociedade.

copos descartáveis não utilizados com a a adoção das canecas personalizadas nos últimos 15 anos
0
Sacos plásticos não destinados anualmente ao meio ambiente com o reaproveiramento dos sacos de farinha e arroz
0

Funarbe + verde

Buscamos por meio do movimento Funarbe + verde direcionar ações para datas comemorativas como os Dias da Árvore e da água para promover a conscientização e podermos dar amplitude em ações como: Instalação de redutores de água nas torneiras de toda a Fundação e em suas unidades de negócio, reutilizar as águas das chuvas para regar nossos ambientes verdes, realizar o plantio de árvores florestais e distribuir sementes de árvores para clientes, parceiros, fornecedores, distribuidores, sociedades, enfim, a todos que nos cercam.

Mudas plantadas
0
por cento no consumo de água entre 2018 e 2019 na unidade varejista de 2.097 mt³ para 1.511 mt³
0

Descarte Consciente

Não nos conformamos com a situação atual do cuidado com planeta, e para isso fomentamos ações que minimizam os impactos e nos elevam a um nível de consciência coletiva, na qual com o apoio da sociedade transformamos a realidade. Hoje conseguimos executar ações juntamente com parceiros que nos apoiam no direcionamento do descarte consciente por meio de Coleta Seletiva, Reciclagem, Coleta de óleo , lâmpadas e pilhas da sociedade, além de contar com a parceria da STARTUP UPCYCLING que com uma tecnologia inteligente fornece a possibilidade do descarte de embalagens de qualquer produto em troca de moedas verdes.

Kg de pilhas descartados corretamente mensalmente
0
litros de óleo coletados da sociedade e descartados corretamente
0

Livre de resíduos

ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, é a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental, essa uma das iniciativas do movimento Livre de resíduos. Um movimento que tem como objetivo a integração das ações de compostagem, reuso de água da ETE, Gestão de resíduos industriais, além de contar com um Jardim Filtrante em nossa unidade industrial.

toneladas de lodo destinadas
0
toneladas de resíduos coletados anualmente
0

Plástico Zero

O movimento Plástico Zero preza pela e estimula a redução e consumo de sacolas plásticas ou produtos que porventura são embalados em sacos plásticos. Com o intuito de impactar na redução de forma significativa, a Funarbe em sua unidade varejista possui 2 frentes: Um caixa (checkout) ecológico, e a conscientização da comunidade para compra de produtos a granel com a embalagem que o cliente pode trazer de casa. Conheça alguns números relevantes deste movimento.

Sacolas reduzidas anualmente
0

Nutrição Positiva

Os chamados produtos orgânicos são aqueles produzidos sem a adição de adubos químicos e de agrotóxicos. O cultivo de vegetais sem o uso de nenhum aditivo químico começou com a alface e outros vegetais, e hoje a produção envolve legumes em geral, frutas, bebidas. Prezamos pela oferta destes produtos em nossa unidade varejista para oferecer mais saúde aos nossos clientes em todos os momentos.

Ar puro

As emissões atmosféricas geradas pela indústria são originadas das emissões da caldeira a lenha. Para o controle dessas emissões contamos com um separador de fuligem, visto que o material a ser emitido pelas caldeiras é em sua maioria constituída de material particulado e fumaça. Visando monitorar a eficiência da remoção e controle das emissões, além de limpeza e manutenção nos filtros das chaminés, são realizadas medições anuais de qualidade do ar. O parâmetro analisado é o “material particulado” visto ser esse o principal poluente emitido pelas caldeiras, em caso de ineficiência do sistema. 

Reais destinados para análise anualmente
0