No final do mês de abril, nos dias 27 e 28, a Fundação Arthur Bernardes esteve presente no Encontro do Colégio de Procuradores do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES).
O evento, que acontece anualmente, foi promovido pela FUNCATE, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, e marcou o retorno dos encontros presenciais do Colégio. Com pautas como inventivo às pesquisas nas áreas de ciência e tecnologia, foi possível reunir cerca de 35 representantes de diversas instituições do país.
Para o Presidente do CONFIES, Profº Fernando Peregrino, esses encontros são uma oportunidade para “intercâmbio de ideias e saberes”, sendo essa uma tradição do Conselho há 35 anos. Além disso, após dois anos de pandemia da Covid-19, há razões para celebrar, uma vez que a “ciência se evidenciou como uma solução para o país”, já que a chegada das vacinas simboliza o papel da ciência, vindas das instituições científicas e apoiadas pelas Fundações. Em números, percebemos o crescimento em 50% do volume dos recursos administrados pelas Fundações, assim como recorde em valor com a captação de mais de R$8 bilhões em 2021, segundo levantamento anual realizado pelo CONFIES.
Dentre os diversas temas selecionados para discussão ao longo do encontro, baseados em sugestões dos próprios procuradores, o assessor jurídico da Funarbe, Matheuz Queiroz, apresentou o painel com o case de sucesso da Fundação na gestão administrativa e financeira dos excedentes de pesquisa. Esse foi muito bem recebido, despertando interesse de todo o público presente.
Ao participar de eventos como esse é sempre uma satisfação e, segundo Matheus, é quando adquirimos “uma percepção mais apurada da importância da Funarbe no contexto das Fundações, que adota uma posição de vanguarda no cenário nacional.”
Thiago Zolini, também assessor jurídico da Funarbe, esteve presente pela primeira vez no evento e compartilhou a relevância e aprendizados adquiridos após participar do encontro.
Segundo o assessor jurídico da Uniselva e secretário do Colégio de Procuradores do Confies, Carlos Guerreiros, um dos grandes desafios das Fundações é disseminar a importância das Fundações de Apoio para as instituições de ciência e tecnologia, e Universidades apoiadas. E nos últimos anos, de acordo com Peregrino, passamos a viver uma nova etapa em que a sociedade se torna consciente do papel da ciência em virtude do grande impacto das vacinas contra Covid-19.
Confira o vídeo produzido pela FUNCATE a respeito deste encontro:
Deixe um comentário