Buscando viabilizar a retomada do funcionamento da Usina da Casquinha, localizada em Canaã/MG e há 15 anos desativada, a Funarbe assumiu a concessão do espaço, onde possibilitará a estruturação de um novo modelo de Usina Hidrelétrica Escola para a região.
Em aproximadamente 15 mil metros quadrados, a Funarbe investirá, inicialmente, mais de R$5 milhões para revitalização da área geradora de energia elétrica, entornos, laboratórios e salas de aulas, sendo mais um local para investimento, prática, e valorização do ensino, pesquisa e extensão. Pelos próximos 15 anos, período de duração da concessão, a Fundação estará responsável por toda a manutenção do local, assim como contratação de terceirizados especializados.
A energia elétrica gerada pela Usina será utilizada pelos três prédios da Funarbe, Supermercado Escola, Laticínio Escola e Edifício Sede, todos localizados no Campus UFV Viçosa. Dessa forma, ocorrerá uma redução nos custos e ainda, possibilitará a doação de qualquer excedente para a UFV, configurando-se como uma das ações de eficiência energética e de sustentabilidade ambiental fomentada por ambas instituições.
Segundo o Diretor-Presidente, Profº Rodrigo Gava, a concessão da Usina configura-se como um novo marco para a Fundação, que em constante parceria e apoio à Universidade Federal de Viçosa, continuarão investindo na promoção da ciência, tecnologia e inovação em Viçosa e região.
A cerimônia de assinatura do termo de concessão aconteceu na última segunda-feira, 27, no Salão Nobre da Universidade Federal de Viçosa, com a presença do Reitor da instituição, Profº Demetrius David da Silva, da Diretoria Executiva da Fundação Arthur Bernardes, representada pelo Diretor-Presidente Profº Rodrigo Gava, juntamente com Gerentes das Unidades da Funarbe e demais personalidades da UFV.
Comments (2)
Eu cresci nessa usina. Meu avô tem uma propriedade rural vizinha à usina do casquinha. Me formei e fiz mestrado em Biologia (UFV) e fui trabalhar no estado do MT, com licenciamento ambiental em usinas hidrelétricas.
De fato, a Usina fez e continua fazendo parte da história de muitas famílias da região! E influenciou diretamente em sua carreira profissional. Reativá-la é reviver e continuar escrevendo histórias.