Grupos se reúnem para troca de conhecimento em gestão estratégica e aplicação de plano de ação.
Ao longo do primeiro semestre de 2023, a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) trilhou passos importantes para uma parceria estratégica e duradoura com o NIT UFV. Em busca de oferecer novos serviços e soluções que contribuam para o ecossistema de inovação, as instituições se reuniram em mais dois encontros para troca de conhecimento e aplicação de ferramentas de gestão estratégica.
Entenda o projeto
Para oferecer maior apoio à cadeia produtiva científica acerca da inovação tecnológica, a Funarbe ampliará sua atuação e serviços apoiando aos Núcleos de Inovação Tecnológica de seus parceiros. Para isso foi construído um projeto com o objetivo de conhecer a realidade de outros NITs, capacitar colaboradores e mapear as principais demandas ligadas à propriedade intelectual e transferência de tecnologia.
O projeto já evoluiu em diversas etapas, como visitas técnicas, treinamentos, pesquisas de mercado e cursos para a equipe. No último mês, em 19 e 25 de maio, os envolvidos se debruçaram no aprendizado e aplicação de ferramentas de gestão no Núcleo de Inovação Tecnológica da UFV. Assim, puderam identificar o cenário atual em que estão inseridos e planejarem juntos pontos de melhoria e evolução.
Diagnóstico e metodologias estratégicas em inovação
Atendendo à uma demanda levantada pela Diretoria do NIT UFV, dois encontros foram promovidos para realização de um diagnóstico interno das atividades da instituição. A Funarbe atuou como facilitadora dessa troca de conhecimento. Participaram colaboradores do NIT e da Fundação, membros e atuantes no projeto, além de representação do Recursos Humanos da instituição, com ênfase em inovação e estratégia.
Os participantes acompanharam uma visita em toda a estrutura física da Funarbe, na Sede Administrativa, seguidos de momentos de imersão, discussão e dinâmicas de integração. Foi aplicado a metodologia Balanced Scorecard (BSC) para analisar o desempenho do NIT UFV nas perspectivas financeira, cliente, processos internos e por fim, aprendizado e crescimento.
Dando sequência, o segundo método utilizado foi a matriz SWOT, ou em português, FOFA. Por meio dessa análise, o grupo observou e pontuou suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Assim, a partir desses dados, traçaram um esboço de plano de iniciativa a ser finalizado e implementado pelo próprio NIT UFV.
Resultados e expectativas
Os dois encontros possibilitaram uma aprofundada análise e estruturação dos próximos passos a serem tomados pela Funarbe e pelo NIT UFV. Dentre os resultados obtidos, pôde-se reconhecer a importância da troca de informações e conhecimentos entre as instituições, assim como uma maior integração e aproximação das partes. A vista disso, o grupo da UFV traçará um plano de iniciativas que visa melhorar sua gestão e maturidade organizacional.
Dentre as ações já previstas por parte da Fundação, serão realizadas pesquisas com os NITs das instituições parceiras, em busca de conhecer a realidade, capacidade operacional e expandir o conhecimento da área. Todo o conteúdo coletado e desenvolvido ao longo do projeto vem sendo compilado a fim de possibilitar a elaboração de estratégias eficientes para o oferecimento de novos serviços.
A Funarbe caminha para realizar avanços de grande relevância no sistema de inovação de Viçosa, Minas Gerais e do Brasil como um todo através do oferecimento de serviços ligados à inovação tecnológica. Esses serviços serão idealizados e estruturados a partir do resultado das pesquisas realizadas junto ao NIT UFV e das outras instituições parceiras por todo o país.
Deixe um comentário