Ao longo dos 45 anos de existência da Fundação Arthur Bernardes, a busca por melhorias em processo e entregas vem sendo contínua. Assim, atentos às tendências de governança corporativa, a fundação investiu esforços na estruturação de um Sistema de Gestão de Compliance em consonância aos mais altos e internacionais padrões éticos.
Assim, o compromisso firmado entre Diretoria, Conselhos de Administração e Fiscal, e colaboradores se concretizou com a conquista da Certificação ISO 37301, que atesta a eficiência do Sistema de Gestão de Compliance implementado.
Sistema de Gestão de Compliance: o que é?
Em junho de 2024, a Funarbe foi oficialmente certificada pela QMS Certification, organismo de certificação internacional, nos padrões da ISO 37301:2021 em Sistema de Gestão de Compliance.
Essa conquista é fruto de um intenso trabalho depositado por nossas equipes que, desde 2019, dedicam-se diariamente na revisão de processos e sistemas. Assim, por meio dessa certificação, fortalecemos mais uma vez o nosso compromisso com a ética, os controles internos, a governança corporativa e o combate à fraude e à corrupção.
Dessa forma, garantimos aos nossos clientes, fornecedores e parceiros, a prestação do serviço e a parceria que eles tanto procuram. Com qualidade e segurança, promovemos relacionamentos íntegros em nossas três Unidades de Negócio (Unidade de Projetos, Supermercado Escola e Laticínio Viçosa).
Os pilares do Sistema de Gestão de Compliance
Para que a Funarbe chegasse à consolidação e veracidade do seu Sistema de Gestão de Compliance, foi necessário a revisão de inúmeros processos internos e externos. Em vista disso, estruturamos o nosso sistema em 10 pilares.
- Compromisso da alta direção
- Avaliação dos riscos
- Condutas e políticas
- Controles internos
- Comunicação e treinamentos
- Canais de denúncia
- Investigações internas
- Due Diligence
- Auditoria e monitoramento
- Diversidade e inclusão
Quais os benefícios práticos do Sistema?
Agora que você já entende como o Sistema de Gestão de Compliance da Funarbe está estruturado, é importante compreender quais são os seus benefícios práticos.
Em todos os relacionamentos estabelecidos entre a fundação, suas Unidades de Negócio e o cliente, fornecedor ou parceiro, o Sistema é aplicado efetivamente. Portanto, não importa qual seja a relação estabelecida, sempre prezamos pelo cumprimento dos padrões de ética, integridade e transparência.
Assim, temos como exemplo de benefícios:
- Práticas baseadas em padrões éticos nacionais e internacionais;
- Processos claros e eficientes que reduzem erros e falhas;
- Garantia do combate à fraude e à corrupção em todo o ciclo;
- Disponibilização de Canal de Denúncias anônimo e seguro;
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