Com sua estrutura composta por Conselho de Administração e Conselho Fiscal, a Funarbe anuncia a abertura de três vagas para membros efetivos e suplentes na instituição.
Esses são essenciais na estrutura organizacional e no bom funcionamento da Fundação, atuando em conjunto com a Diretoria Executiva. Essa, hoje, é ocupada pelos Profº Rodrigo Gava e Profº Olinto Liparini, nos cargos de Diretor-Presidente e Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, respectivamente.
Assim, em seu Edital de novembro de 2024, a Funarbe reúne as principais informações sobre o processo de candidatura e eleição para os interessados em ambos Conselhos.
Conselhos de Administração e Fiscal da Funarbe: saiba tudo sobre o Edital
Como definido pelo Estatuto da instituição, o Conselho de Administração é responsável pelas decisões com relação aos objetivos e às diretrizes gerais de organização e gestão da Fundação.
Enquanto isso, o Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização, responsável pela verificação da regularidade da gestão econômico-financeira da instituição. Ambos conselhos atuam com abrangência nas três Unidades de Negócio da Funarbe (Projetos, Supermercado Escola e Laticínio Escola).
Além disso, a existência de um conselho é uma das principais demandas exigidas em busca das boas práticas de governança corporativa. Desse modo, a partir da atuação desses órgãos, as tomadas de decisões da Funarbe tornam-se mais seguras e eficientes.
Quais as responsabilidades do Conselho de Administração?
O Conselho de Administração é o órgão deliberativo superior da Fundação, composto por doze cadeiras, respeitando a seguinte estrutura:
- Cinco membros efetivos – mandato de quatro anos;
- Cinco membros suplentes – mandato de quatro anos;
- Um membro representante do Conselho Técnico de Pesquisa da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – mandato de acordo com o tempo de permanência como conselheiro na UFV;
- Um membro externo, preferencialmente, de entidade científica, desde que não exerça atividade concorrente – mandato de quatro anos.
Desse modo, os membros ocupantes das cadeiras na instituição devem se reunir ordinariamente duas vezes ao ano e extraordinariamente, quando convocados. Assim, dentre as suas diversas atribuições, destacamos as seguintes:
- Conduzir as ações diretivas e deliberativas, notadamente os assuntos estratégicos com foco nos negócios, nos resultados e na longevidade da Funarbe;
- Aprovar o processo eleitoral de representantes dos Conselhos e da Diretoria Executiva, assim como o processo seletivo do Superintendente;
- Fiscalizar e avaliar a atuação da Diretoria Executiva ao final de cada exercício;
- Aprovar o plano de trabalho, o orçamento, a prestação de contas e o relatório de atividades;
- Avaliar as demonstrações contábeis e relatórios consolidados, assim como exercer a fiscalização superior do patrimônio e dos recursos da Fundação;
- Deliberar sobre quaisquer assuntos de interesse da Funarbe que lhes forem submetidos pela Diretoria Executiva.
Quais as responsabilidades do Conselho Fiscal?
Como exposto acima, o Conselho Fiscal é o órgão fiscalizador da Fundação, composto por quatro cadeiras, respeitando a seguinte estrutura:
- Três membros efetivos – mandato de quatro anos;
- Um membro suplente – mandato de quatro anos.
Tendo isso em vista, essas cadeiras não poderão ser ocupadas por já membros do Conselho de Administração, de modo que as seguintes atividades sejam realizadas:
- Fiscalizar a gestão patrimonial e econômica-financeira, assim como examinar e aprovar as demonstrações contábeis, livros contábeis e contas;
- Analisar e opinar sobre os relatórios das auditorias internas e externas;
- Emitir parecer e relatórios de recomendações para as reuniões do Conselho de Administração.
Como se candidatar?
Para se candidatar às vagas disponíveis, é preciso ser servidor efetivo em atividade na Universidade Federal de Viçosa, respeitando os pré-requisitos abaixo:
- 1 vaga para membro suplente no Conselho de Administração: ser docente efetivo em atividade;
- 2 vagas para membros efetivos no Conselho de Administração: ser servidor ativo e que tenha, preferencialmente, formação nas áreas de Contabilidade, Economia, Direito ou Administração.
Além disso, é importante destacar que o candidato não pode ser:
- Cônjuge, companheiro ou parente, por afinidade ou colateral, até 4º grau de consanguinidade, de qualquer outro Conselheiro ou Diretor já em exercício;
- Investido em cargo em comissão ou função de confiança na UFV.
Caso atenda aos requisitos, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição, disponível logo abaixo, e enviar para o e-mail rita.silva@funarbe.org.br até o próximo dia 25 de outubro às 18h.
Assim, conforme definido em Edital, a eleição acontecerá de forma remota pela plataforma Elege Online (https://eleicaofunarbe2024.elejaonline.com) no dia 12 de novembro às 14h. Processo este conduzido em conformidade com o Código Civil, com a Lei no 8.958/94, o Decreto no 7.423/2010 e o Estatuto da Fundação: artigos 30 a 32 e seus parágrafos.
Em caso de dúvidas, os candidatos devem entrar em contato com a Secretária Executiva, Rita Silva, pelo e-mail rita.silva@funarbe.org.br
Deixe um comentário