Sustentabilidade em foco: O impacto da coleta de lixo eletrônico na Funarbe
A sustentabilidade é um dos pilares das iniciativas da Funarbe, e a gestão adequada do lixo eletrônico tem sido uma preocupação crescente.
Em 2024, alcançamos um marco significativo: foram recolhidos 840 kg de resíduos eletrônicos, um aumento de 5% em relação a 2023.
Esse avanço reflete o compromisso da instituição com a responsabilidade ambiental e o engajamento dos colaboradores em dar o destino correto a esses materiais.

O papel da Funarbe e os próximos passos
Essas iniciativas reafirmam o compromisso da Funarbe com a preservação ambiental e a governança sustentável.
A coleta seletiva e as campanhas educativas continuarão sendo expandidas, incentivando a participação ativa de colaboradores e parceiros.
Além disso, a sustentabilidade está enraizada na cultura da Funarbe, que busca promover a conscientização e estimular hábitos responsáveis dentro e fora da instituição.





Usina da Casquinha está operando 100%
A Usina da Casquinha está operando 100%, gerando eletricidade ininterrupta 24 horas por dia.
A partir de abril, a Funarbe será capaz de gerar energia suficiente para cobrir toda a demanda, resultando em uma economia de 100% na conta de luz.”
A Central Geradora Hidrelétrica, segue em fase final de urbanização e construção da área acadêmica que cumprimos, assim, nosso planejamento de priorizar a geração de energia, mas adicionamos que a diretoria já vem mantendo conversas com a administração da UFV para a inauguração, o que poderá ocorrer assim que as obras no entorno imediato à edificação da usina sejam finalizadas.
Supermercado Escola: Reestruturação Comercial em andamento
O principal projeto do Planejamento Estratégico do Supermercado Escola, a Reestruturação Comercial, teve início em janeiro e já apresenta avanços significativos.
Com o objetivo de aprimorar a gestão comercial, buscamos melhoria de resultados e maior eficiência operacional.
Para isso, contamos com a expertise da BMA, uma empresa especializada no varejo supermercadista, sediada em São Paulo.
Principais entregas nos primeiros dois meses:
- Treinamento para categorização da Estrutura Mercadológica;
Implantação do novo Comitê de Cadastro;
Entrevista com o time comercial para medição de produtividade;
Mapeamento das atividades realizadas pelo time comercial;
Análise das atividades operacionais e estratégicas do comercial;
- Análise das atividades operacionais e estratégicas do comercial;
Treinamento para realização de Pesquisa Shopper;
Avaliação do Nível de Serviço do Supermercado Escola;
Avaliação do Nível de Serviço dos Concorrentes.
Revisão dos parâmetros para a curva ABC de produtos;
- Correção de cadastros com inconsistências no EAN (PDV);
Estruturação de níveis internos na Estrutura Mercadológica;
Planejamento para a contratação de Assistente Comercial;
Definição de papéis e responsabilidades da nova Assistente Comercial;
Acompanhamento e apresentação do desenvolvimento da nova Assistente Comercial.
Definição de códigos de preço para precificação em família;
Essas ações incluem treinamentos e melhorias na Estrutura Mercadológica, organização do cadastro de produtos, aprimoramento da precificação e governança comercial, além de avaliações de nível de serviço do supermercado e da concorrência.
Também há um foco no fortalecimento do time comercial, com entrevistas para medir produtividade, análise de atividades estratégicas e operacionais e a estruturação de novas funções, como a Assistente Comercial.
Esse projeto está diretamente alinhado com a OKR de melhoria da margem de contribuição do supermercado e conta com a expertise da consultoria BMA, especializada no varejo supermercadista, reforçando nosso compromisso com a evolução dos processos e a excelência operacional.
Seguimos acompanhando a implementação e os próximos passos dessa reestruturação, com foco na entrega de resultados sustentáveis e de alto impacto.

Renovamos nossa certificação FSSC 22000!
Auditoria concluída com sucesso!
Entre os dias 24 e 26 de fevereiro, recebemos a auditoria de recertificação do nosso processo produtivo do Doce de Leite Viçosa. A auditora Renata Lotto Sacilotto, da certificadora DNV, esteve à frente dessa avaliação criteriosa.
Todo o processo foi acompanhado de perto pela nossa Equipe de Segurança dos Alimentos (ESA), que lidera a implantação e melhoria contínua do nosso sistema de gestão.


O que significa a certificação FSSC 22000?
A sigla FSSC significa Food Safety System Certification (Certificação de Sistema de Segurança Alimentar).
Esse é um reconhecimento internacional concedido pela Global Food Safety Initiative (GFSI), garantindo que nosso doce de leite seja produzido seguindo os mais altos padrões globais de segurança alimentar. Essa certificação é essencial para manter a credibilidade e a confiança dos nossos clientes e parceiros.
Um resultado de muito trabalho em equipe
Graças ao empenho de todos os colaboradores, que contribuíram direta ou indiretamente para essa conquista, tivemos um resultado extremamente positivo!
A certificação foi renovada por mais três anos, reafirmando o compromisso do Laticínio Viçosa com a excelência, a segurança alimentar e a satisfação dos consumidores.
Seguimos firmes na busca pela qualidade!
Essa renovação nos motiva a continuar aprimorando nossos processos, garantindo um produto seguro e de alta qualidade.
Com a dedicação de todo time, vamos juntos rumo a mais conquistas!
Implementação do Controle de Ponto Digital para Projetos
A partir de abril, a Funarbe dará mais um passo importante para fortalecer a segurança, transparência e tranquilidade no gerenciamento
dos projetos que apoia.
Todos os funcionários vinculados a projeto passarão a utilizar o controle de ponto digital, garantindo maior precisão e confiabilidade nos registros de jornada.
Essa iniciativa visa facilitar a gestão do tempo de trabalho, proporcionando mais organização para coordenadores, pesquisadores e a própria
Funarbe.
Com o novo sistema, será possível acompanhar de forma clara e objetiva a carga horária dos colaboradores, assegurando conformidade com as normativas e evitando divergências administrativas.

Por que essa mudança é importante?
A pesquisa científica e a extensão universitária demandam dedicação e foco. Dessa forma, é essencial que os pesquisadores tenham tranquilidade para se concentrar no desenvolvimento de seus projetos, sem a necessidade de se preocupar com questões administrativas.
O controle de ponto digital é uma solução que agrega valor ao trabalho dos coordenadores e pesquisadores ao garantir:
- Maior transparência nos registros de jornada;
Segurança jurídica para todos os envolvidos;
Facilidade no acompanhamento da equipe pelos gestores;
Redução de processos burocráticos para a gestão do projeto.
Compromisso com a eficiência e a confiabilidade
A Unidade de Projetos da Funarbe junto ao CSC está sempre em busca de soluções que agreguem valor aos projetos e simplifiquem a gestão dos pesquisadores.
O controle de ponto digital é mais um avanço para garantir que as equipes possam atuar com mais segurança e transparência, permitindo que os pesquisadores concentrem seus esforços naquilo que realmente importa: a ciência, a pesquisa e a extensão.
Juntos, seguimos aprimorando a gestão dos projetos e fortalecendo o impacto da pesquisa no Brasil!
Adequação dos Estágios aos Requisitos do eSocial
A Funarbe, por meio da Unidade de Projetos, está promovendo ajustes importantes nos processos de implementação de estágio para atender às exigências do eSocial.
Essas mudanças entram em vigor a partir de 01/04, e a Funarbe enviou previamente aos coordenadores dos projetos todas as informações necessárias para garantir a conformidade sem impactos operacionais.
O que muda e por quê?
O eSocial, sistema do Governo Federal, unifica o envio de informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais.
Embora o estágio não configure vínculo empregatício, as novas diretrizes exigem que os dados dos estagiários sejam registrados no sistema eletrônico.
Para isso, a Funarbe está adequando seus processos sem gerar ônus para os projetos.

Principais Alterações nas Solicitação de Estágios
- Todas as solicitações devem ser realizadas pelo sistema Agrega até o dia 10 de cada mês, para que o contrata inicie no mês subsequente.
- Pedidos enviados após essa data serão processados apenas no segundo mês subsequente.
Início das Atividades
- O aluno deve estar registrado no eSocial antes de iniciar o estágio.
- Se o contrato for assinado por todas as partes até 2 dias úteis antes da data prevista, o estágio iniciará conforme planejado.
- Caso contrário, o início será 2 dias úteis após a última assinatura.
Pagamento das Bolsas
- Se o ateste de frequência for registrado entre o dia 20 e o último
dia do mês, a bolsa será paga no 5º dia útil do mês seguinte.
Caso o ateste seja enviado após o último dia do mês, o pagamento
ocorrerá apenas no 5º dia útil do segundo mês subsequente.