Conheças nossa iniciativas sociais!

Um olhar mais sensível para as necessidades emergentes da sociedade é o que prezamos ter todos os dias.

Podemos transformar a realidade de muitas pessoas se estendermos nossas mãos em prol de causas que sustentam um futuro melhor para todos.  Convidamos você a partilhar conosco dos nossos sonhos e desejos, que diariamente se renovam e reforçam o nosso compromisso de ter o ser humano como essência dos nossos negócios. Somos a Funarbe, uma instituição que contribui com conhecimento que faça a diferença para sociedade.

"Queremos e podemos impactar o mundo de forma significativa"

Movimento Funarbe Social

A Funarbe promove o movimento Funarbe Social, por meio de diversas ações e campanhas, criado em 2018, com o intuito de conscientizar todos os colaboradores sobre os impactos sociais e a necessidade de um olhar mais sensível ao próximo.  Assim, nossa Gincana Socioambiental firmou-se como a nossa mais importante e ação do ano. 

Programada anualmente por volta do mês de junho, nossos colaboradores são divididos em times, nas três Unidades de Negócio, e incentivados a realizar arrecadações como roupas, alimentos não perecíveis, materiais recicláveis, pilhas e baterias, material escolar, livros, absorventes, brinquedos, entre outros. Após triagem e separação, todos os donativos são destinados à comunidades e instituições sem fins lucrativos, de caráter social, cultural e educacional, que impactam positivamente famílias em vulnerabilidade social no município de Viçosa/MG e região.

Buscando reforçar o movimento pela comunidade, contamos com a parceria e apoio de empresas e órgãos municipais, onde juntos reforçamos o nosso compromisso com as futuras gerações.

de alimentos arrecadados e doados para instituições e famílias em vulnerabilidade
+ 0 ton
de roupas doadas para a comunidade
+ 0 ton
crianças assistidas pela árvore do Bem em 2022
0
famílias contempladas com cestas básicas em 2020
+ 0

Hora do Bem

Buscando estreitar laços entre a Funarbe, seus colaboradores e as instituições apoiadas pelo Edital de Apoio às Organizações da Sociedade Civil, lançamos, em 2021, a “Hora do Bem – Programa de Voluntariado da Funarbe”.

Por meio desse programa, visamos incentivar a prática de pelo menos 1h de voluntariado entre os colaboradores, organizando a logística e permitindo a realização das atividades com quais eles tivessem afinidade e fosse requisitada pela instituição beneficiada. As atividades variam em educativas, administrativas e operacionais, visando fazer a diferença para a rotina das instituições.

Em 2022, estivemos atuando em instituições como Associação Carla Rosa, Associação Comunitária Padre Geraldo Paiva, APOV, APAE, Associação Beneficente Dr. Altamiro Saraiva, Casa de Promoção e Caminho Bezerra de Menezes, Centro de Educação Infantil Maria Tereza, Centro Educacional Creche Maria João de Deus, Centro de Educação Infantil Maria Tereza, Centro Educacional e Ação Social São Sebastião, Creche Santa Terezinha, Lar dos Velhinhos e Rebusca Ação Social Evangélica Viçosense.

de atividades voluntárias realizadas
+ 0 h
colaboradores voluntários atuantes
+ 0

Você merece +

Os Programas de Saúde e Qualidade de Vida no trabalho, realizados em parceria com profissionais terceirizados contratados, proporcionaram uma redução significativa dos afastamentos no trabalho e das queixas por lesões ocasionadas por esforços repetitivos.

A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de expediente, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.

Além desse, também promovemos a Vacinação Interna contra a Gripe e diversas campanhas e ações sazonais que visem o bem estar e saúde de todos os colaboradores.

  • Saúde Mental: buscando construir ambientes saudáveis e seguros, reafirmamos a importância do autocuidado e do olhar para si;
  • Saúde da Mulher: reforçamos para além dos cuidados de prevenção do colo de mama e do útero, e das doenças cardiovasculares, trabalhamos o empoderamento e a força feminina;
  • Saúde do Homem: reforçamos a importância do autocuidado dos homens e a realização de exames preventivos. A força do homem está na coragem de se cuidar!
horas de ginástica laboral em 2022
0
vacinas da gripe aplicadas em 2022
0

Árvore dos Desejos

Dentre nossas diversas ações sociais, encontramos a Árvore dos Desejos como aquela que nos permite desenvolver mais uma vez um olhar sensível para crianças da comunidade local, bem como os que estão alocados em organizações civis. Essa iniciativa é realizada nas três Unidades de Negócio, com a montagem de uma Árvore no Supermercado Escola e decorada com as cartinhas contendo os desejos de cada criança das creches participantes. Essa ação envolve os colaboradores, clientes e parceiros que voluntariamente se sensibilizam com a campanha e retiram uma cartinha para realizar o desejo de uma delas. A Funarbe se compromete com o recebimento e armazenamento dos presentes, assim como o posterior envio às instituições participantes.

 
Crianças assistidas pelo programa em 2023
0

Apoio à organizações civis

A Fundação Arthur Bernardes, por ser uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, busca constantemente retornar a sociedade a possibilidade de desenvolvimento e evolução. Temos o compromisso com a responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável, estabelecendo diretrizes que norteiam práticas que alcancem o equilíbrio econômico, social e ambiental. Queremos e podemos gerar impactos positivos para o nosso ecossistema e para esse fim, canalizamos esforços em diversas iniciativas, como o caso do Programa de Apoio às Organizações da Sociedade Civil.

O objetivo do  Edital, instituído pelo Ato 021/2018, é o cadastramento das entidades assistenciais, sem fins lucrativos, e organizações da sociedade civil que pretendem receber doações da Fundação em suas atividades ao longo do período de um ano.

Todos os recursos repassados às entidades por meio do “Programa de Apoio às Organizações da Sociedade Civil” são, necessariamente, privados e próprios da Funarbe. Assim, os recursos distribuídos por meio do Programa serão destinados ao financiamento de projetos, cujas atividades estejam ligadas preferencialmente às áreas social, ambiental, de saúde e de educação. 

Organizações civis atendidas em 2023
0
reais destinados ao Programa em 2024
0 mil

O Edital de Cadastro para o Programa de Apoio às Organizações da Sociedade Civil – Ano 2024  já se encerrou. Confira ao lado quais foram as instituições contempladas.

Apoio a Eventos da Comunidade de Viçosa e região

Apoiar a realização de eventos institucionais de caráter social, cultural e esportivo  faz parte da nossa essência, sempre impulsionando transformações positivas por meio da promoção da inclusão e assistência social. Somado a isso, também buscamos incentivar eventos cuja temática abrange sustentabilidade ambiental, diversidade, incentivo à cultura e educação, promoção da cidadania, consumo sustentável, e que tenha um retorno efetivo para a comunidade viçosense.

Por isso, em 2023, lançamos oficialmente o Edital de Apoio a Eventos Externos à UFV e às Organizações Civis, ou seja, um edital exclusivo para a comunidade viçosense e microrregião. Com recursos privados e próprios da Funarbe, os organizadores de eventos poderão solicitar patrocínios em diversas modalidades, como Produtos Viçosa – Laticínio Escola, Coffee Break – Supermercado Escola, materiais de impressão, decoração de eventos, despesas com palestrantes e cessão de salas de aulas práticas e teóricas em nossas Unidades de Negócio. 

Para participar do Edital as instituições proponentes devem possuir Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, e não serem contempladas em editais ainda vigentes da Fundação. Lembrando que eventos acadêmico-científicos vinculados aos órgãos da UFV possuem um edital próprio, assim como as organizações civis.