No Dia Mundial do Meio Ambiente, Fundação recebe visita técnica da UFV em projetos e processos sustentáveis.
O mês de junho foi dado início e com ele, a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06). Comemorado anualmente, a data tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, criando movimentos de discussão para conscientização da sociedade. Por isso, em parceria com a UFV, nesta segunda-feira (05), a Funarbe recebeu estudantes para conhecerem de perto suas atividades em sustentabilidade ambiental.
De forma integrada com as três Unidades de Negócio (Projetos, Supermercado Escola e Laticínio Escola), a fundação busca gerar impactos positivos para o ecossistema, canalizando esforços em iniciativas que fortaleçam tal objetivo. Assim, amparados por uma Política de Sustentabilidade, a Funarbe investe em práticas e soluções que permitam um desenvolvimento sustentável de seus negócios.
Compromisso Lixo Zero
Afirmado por meio do planejamento estratégico de 2023, a Funarbe assumiu mais um compromisso dentro da sustentabilidade ambiental. Entendo a potência de suas Unidades, hoje, buscam ativamente a conquista do Certificado Lixo Zero. Assim, revisando processos e adotando novas estratégias, a Fundação visa destinar o mínimo possível de seus resíduos para o aterro sanitário, com a meta inferior a 10%.
Assim, a partir de uma revisão da gestão de resíduos das Unidades, adotou-se um novo método de separação em recicláveis, orgânicos e rejeitos. Com adesão imediata dos colaboradores, pôde-se perceber com mais clareza a quantidade de rejeitos que vinham sendo gerados e que precisavam ser reduzidos para atingir o objetivo final.
Destinação correta de resíduos:
Uma das etapas do projeto foi revisar a destinação dos resíduos gerados nas Unidades. Em grande parte, contamos com o apoio da Divisão de Gerenciamento de Resíduos (DGS), da Diretoria de Meio Ambiente, que realiza a coleta dos recicláveis e encaminha para as Associação de Catadores (ACAT e ACAMARE). Os rejeitos também são coletados pela DGS e transportados ao Aterro Sanitário.
Resíduos perigosos, como óleo lubrificantes, são retirados por empresas terceirizadas para o devido tratamento. Lâmpadas, pilhas e baterias também são encaminhadas para terceiros, em parceria com a UFV.
No momento, negociações estão sendo realizadas para viabilização de projetos de compostagem dos resíduos orgânicos da Unidade do Supermercado Escola, que gera cerca de 400 kg diários. Por enquanto, a Sede Administrativa já possui uma compostagem própria em tamanho reduzido, que recebe uma média de 5 kg por dia.
Enquanto isso, todo o lodo gerado pela Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do Laticínio Escola, que também é considerado orgânico, já possui destinação correta a partir de parcerias firmadas com fazendas da região. Entre janeiro e março, por exemplo, a Unidade destinou mais de 900 toneladas de lodo para as propriedades rurais.
Parceria UFV e Funarbe + Sustentável
Em 2022, a Funarbe firmou uma parceria de apoio com a UFV ao Programa de Engajamento, Comunicação e Mobilização em Sustentabilidade: UFV + Sustentável. Por meio da destinação de uma parcela do superávit, a Fundação repassou o recurso essencial para o andamento do projeto.
O Programa tem como objetivo ampliar o pertencimento da instituição nas pautas de sustentabilidade, além de fortalecer ações e sua constância no campi. Por meio de atividades de mobilização, conscientização e engajamento, busca-se colocar a UFV como referência em suas ações de sustentabilidade, com participação de toda a comunidade acadêmica.
Dentro dessa parceria, a Funarbe também conta com a orientação da DGS em seu projeto de Certificação Lixo Zero. Com reuniões periódicas e treinamentos, colaboradores são capacitados e ações são realizadas em busca de conscientizá-los a respeito da temática, fortalecendo suas participações para longevidade dos projetos.
Visita guiada às práticas de sustentabilidade ambiental
Assim como a Funarbe, a UFV também está adotando medidas de potencializar uma Coleta Seletiva eficiente dentro do campus, triando e reduzindo a quantidade de resíduos enviados para o aterro. Além disso, inúmeras outras atividades para além da coleta também vêm sendo praticadas e merecem destaque dentro do Programa.
Por isso, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, mobilizado pela Divisão de Gerenciamento de Resíduos (DGS), a UFV promoveu um tour guiado em alguns locais que trabalham ou executam ações de sustentabilidade. Pela manhã, cerca de nove estudantes puderam conhecer o Programa de Triagem de Equipamentos, na Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) e a Usina Fotovoltaica da UFV.
Funarbe compartilha práticas sustentáveis
A visita também contou com paradas nas unidades da Fundação, Laticínio Escola e Sede Administrativa. Na Unidade Industrial, os estudantes puderam conhecer a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que segundo análises do sistema, alcança mais de 86% de eficiência. Em 2022, cerca de 1,7 toneladas de lodo gerado no tratamento da água foram destinados para fertirrigação e processo de compostagem nas propriedades rurais cadastradas.
No caminho entre uma Unidade e outra, puderam avistar na lateral do Supermercado Escola, o primeiro Ponto de Entrega Voluntário (PEV) do município. Aberto ao público, é possível descartar corretamente resíduos como plástico, metal, vidro, óleo, lâmpadas, pilhas e baterias, com a garantia que serão retornados para o ciclo produtivo.
Já na Sede Administrativa, localizada ao lado do Centreinar, os estudantes puderam observar a gestão de separação dos resíduos, local de armazenamento dos recicláveis e a área de compostagem dos resíduos orgânicos. Em maio, foi possível destinar mais de 129 kg para a compostagem in loco. O composto gerado é destinado posteriormente para uso na Horta Orgânica, também localizada na Unidade, e em todo o jardim externo. As hortaliças ali cultivadas são distribuídas entre os colaboradores.
Saiba mais sobre as outras práticas de sustentabilidade ambiental da Funarbe aqui.
Deixe um comentário